Cartas para vocês: enquanto crescem e são os protagonistas dessa história a mamãe vai deixando tudo registrado... O amor que transborda vira palavras... e as palavras ficam aqui.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

02/06/2011 - Adeus à amamentação exclusiva!


 Quando o Pedro nasceu e teve desidratação uma das primeiras ações dos médicos foi incluir NAN à dieta dele... Lutei muito para tirar o NAN, foi muito difícil, nós iamos ao posto de saúde pesá-lo a cada 3 dias, eu amamentava a cada 2 horas e punha o despertador para isso, inclusive nas madrugadas!
Conseguimos! E isso foi motivo de grande alegria e orgulho para mim!

E assim passamos a alimentar o Pedrinho por 3 meses e meio exclusivamente do meu leite.

Isso nos rendeu:
- Horas de muita dor no começo
- Horas de extremo prazer, cumplicidade, amor depois
- Momentos só nosso, de olho no olho, de carinho na cabeça dele e carinho nas minhas costas, barriga, seio...
- Algumas noites sem dormir e muitas noites interrompidas
- E nos rendeu principalmente um bebe que foi de 2650g para 6650g! Que foi de 46,5 cm para 62 cm! Que foi da foto da esquerda para a foto da direita!



Hoje, dia 02/06/2011, dizemos adeus à amamentação exclusiva conseguida a tando custo! Muito antes do que eu gostaria (um mes e meio antes).
Segunda passada fomos à pediatra do Pedrinho e conversamos muito a respeito. É claro que o ideal é apenas leite materno até os 6 meses, mas com o meu retorno ao trabalho chegando teremos que tomar algumas providências:
- Começar a tirar leite com bombinha (isso eu já vinha fazendo) e oferecer na mamadeira para ele se acostumar. Eu consigo tirar 100mL de leite por vez. Ele está mamando mais ou menos 600 mL a 1 L por dia, logo, tirar meu leite não vai ser suficiente.
- Vamos ter que introduzir NAN 1 confort durante o dia para as mamadas que não tiver leite materno.
- Continuarei amamentando o Pedro de manhã e à noite! (essa é minha alegria e alívio)
- Vamos começar o suquinho de fruta! Comecei hoje!

Estou com dó de ter leite e não poder amamentar o dia todo. Mas confesso: estava louca para ver a carinha dele tomando o suquinho!

A mãe bitolada ferveu tudo (menos a laranja, mas bem que eu queria poder ferver a laranja também só pra garantir kkk), espremi 30 mL de laranja lima + 20 mL de água (a ped falou para diluir com água no começo)
Ofereci para ele no intervalo da manhã. (a intenção é que ele tome 150 ml de suco, mas a ped pediu para começar com 50 mL diluido e ir concentrando e aumentando a quantidade de vagar)
Outra dica: começar com um fruta e só incluir outra depois de 5 dias, para detectarmos qualquer alergia que ele possa ter.

Ele gostou! Estava chorando por que eu coloquei o babador nele e quando sentiu o gosto do suco parou!
Claro, ele babou, mordeu a mamadeira... mas tomou TUDINHO!

Pois é! tenho um moço que toma suquinho agora em casa.

obs.: depois do suquinho coloquei ele no meu peito... não resisti.... estou viciada em amamentar....

obs2.: Tati, esse post é respondendo à sua pergunta, tá!

obs3.: Mamães que já estão dando outros alimentos para o bebê ou que tem bebes maiorzinhos, agora que estou introduzindo suco e em breve papa doce, eu devo dar água para o Pedro né? Que horas? junto com a papa? Depois da papa? Vocês tem alguma dica para dar?

4 comentários:

  1. Bru minha irmã da água pro meu sobrinho sempre depois que ele acaba de comer alguma coisa e durante o dia ele "pede" toda vez que ve aguem bebendo só falta pular nessa pessoa pra beber junto rsrrs
    Ele esta com 8 meses.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acompanhamos aqui sua batalha para ter a amamentação exclusiva do Pedrinho, e com certeza é motivo de orgulho ver o filhote crescendo tão lindo e saudável sendo alimentando apenas pelo leite materno. Mas cada situação exige uma nova atitude, com certeza nesse momento esse é o melhor para o Pedrinho. E olha só, ele até gostou da novidade do suquinho!!! :-)

    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Bru vejo sua dor e lembro da minha...como é dificil menina deixar de dar o peito, deixar pra ir trabalhar (qdo eu voltei passei 3 dias chorando no serviço td vez que lembrava dela kkkk sempre) mais a gente consegue somos fortes né!
    Quanto a agua eu lembro que comecei a introduzi la quando ela começou a comer papa doce então depois da papinha eu oferecia agua e depois veio a papinha salgada, bolacha...ai sempre durante o dia todo eu oferecia agua até pq no começo eles bebem muito pouca agua acham ruim então não faz mal vc oferecer varias vezes ao dia.
    Bjsss linda.

    ResponderExcluir
  4. Obrigadíssima, Bru! Estava aqui na minha agonia e querendo compartilhar as experiências. Tb começamos essa semana. Mas a ped disse q podia dar o suquinho de laranja (serra dágua, que é ainda menos ácida que a lima e mais aguada) sem diluir e, à tarde, papinha de cada dia uma frutinha. Estamos assim desde terça à tarde. Até então, ele AMOU o suquinho, mas não aceitou as frutas à tarde. Faz cara feia e cospe. Até agora, tentamos banana prata, pera e maçã. A maçã foi a melhorzinha, mas acho que terei uma árdua batalha, pq o pequeno gosta mesmo é de leitinho. Tb vou continuar amamentando de manhã e à noite. No trabalho, vou ordenhar um pouco o leite para manter a produção. Vou escrever sobre isso tb. Beijossss

    ResponderExcluir

A mamãe e o Pedrinho adoram comentários... Estamos aguardando o seu!