Cartas para vocês: enquanto crescem e são os protagonistas dessa história a mamãe vai deixando tudo registrado... O amor que transborda vira palavras... e as palavras ficam aqui.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

13/04/2011 - Encheu o Saco....

Assisti antes de ontem na Canção Nova (que aliás é um canal que eu amodepaixão) um programa com doulas e enfermeiras obstetras sobre parto natural.
Elas não tinham uma posição diferente da que eu observo em todos os lugares... mas achei uma boa oportunidade para desabafar!

No programa, assim como em todos os outros sobre o assunto que assisto, ouvi as seguintes frases:
“hoje em dia AS MÃES preferem Parto Cesárea”
“Se AS MÃES entendessem o benefício e tivessem menos medo teriam seus filhos de Parto normal”
AS MÃES precisam entender que o bebê se sentirá mais seguro ao nascer por Parto Natural”
AS MÃES deveriam ter acompanhamento por doulas”
“ O aleitamento materno é a melhor forma de criar um vínculo entre mãe e filho, AS MÃES precisam se conscientizar disso”
AS MÃES.. AS MÃES... AS MÃES....
AAAAAAAAHHHHHHH.... vai todo mundo pra pqp... (ops, Pedro nunca use esse palavreado)... vai todo mundo catar coquinho na ladeira... (melhor assim viu Pedro)!

Acontece que tenho acompanhado muitas mamães que acabaram de ter seus bebês, assim como eu... e o que vejo é que a grande maioria das MÃES QUEREM SIM dar o melhor para seus filhos... AS MÃES querem ter seus filhos por parto normal (ou natural)... PRATICAMENTE TODAS AS MÃES querem MUITO amamentar...

Mas existem muitos empecilhos tanto para o Parto Normal quanto para a amamentação.

Sobre o parto:
- Não são todas as mães que podem contar com o acompanhamento de uma doula. No Brasil a maioria é particular e pouco acessível.
- Muitos (para não dizer a maioria) dos obstetras preferem fazer Cesárea e não Normal, nem sempre a Mãe tem a possibilidade de escolher.
- Muitas Cesáreas são marcadas não por opção, e sim por segurança. (o que foi o caso do Pedro que estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço).

Com isso, o que tenho visto é muitas mães sonharem com um parto Normal durante toda a gestação, e nas últimas semanas não conseguirem, seja lá por qual for o motivo. Aí o médico marca a data da Cesárea e a mãe chora, fica triste! Como pode? Era para a MÃE ficar feliz, ela vai ver seu filho, finalmente, depois de 40 semanas ela vai abraçá-lo.... mas ela está triste! Por que? Por que a sociedade cobra demais DA MÃE! Eu cheguei a ouvir que eu nunca vou saber o que é amar o Pedro de verdade por que eu não dei à luz para ele de parto normal... COMO ASSIM????? Piedade dessa alma que me disse isso... Eu não escolhi o parto... por mim TUDO na vida do meu filho seria da melhor maneira... mas a melhor maneira para ele foi uma Cesárea.

Aí que assistindo o programa, depois de ter passado por tudo, entendi por que nos sentimos tão cobradas... a sociedade coloca que somos irresponsáveis por optar por uma cesárea... mas NÃO É OPÇÃO NOSSA! Será que ninguém vai falar isso?

Depois a segunda parte do programa foi sobre amamentação. Graças a Deus estou conseguindo amamentar o Pedro... Mas entendo as mães que não conseguem, e sei o tamanho da culpa que carregam por não conseguirem.
Meu leite demorou quase 3 dias para descer (o colostro) e o hospital, extremamente a favor do aleitamento materno exclusivo, não deu nenhum complemento para o Pedro nesses três dias (que estavam muito quente)... resultado: desidratação + 3 dias de internação... Eu também sou a favor da amamentação exclusiva, QUANDO ELA É POSSÍVEL... do contrário, podemos contornar de uma forma inteligente por favor?...

Na televisão o que falava era que muitas MÃES NÃO AMAMENTAVAM e que o leite era fundamental até os 6 meses... que é a primeira vacina... que é o melhor alimento... blá.. blá.. blá.... Gente, sério, a maioria das grávidas e mães SABEM DISSO (ok, concordo que tem aquelas que fazem pouco caso, mas sei que são a minoria)... alguém pode avisar que o leite pode demorar para descer? Que o bebê pode ter dificuldade de pega no começo? Que dói pra caralho caramba? Que tira TODA a sua liberdade? Que vai molhar sua roupa, seu lençol, seu marido? Que embora a amamentação deva ser até os 6 meses a minha licença maternidade termina com 4 meses (Posso levar o Pedro pro serviço?)? Teriam mais infinitas razões... no final, se a mãe consegue amamentar é maravilhoso, não dói mais, é um momento delicioso com o bebê... mas alguém explique para o mundo que não são rosas no começo e que muitas mães não amamentam por que simplesmente não tem a possibilidade!

Deixando claro, isso é um desabafo, eu sou a favor do parto perfeito para a sua gravidez (não importa o método, tem que ser o mais saudável e seguro) e sou muito a favor da amamentação exclusiva! Mas acho injusto o peso que o mundo coloca nos ombros das mães quando muitas vezes foge a elas a possibilidade de escolha. Me dói no coração ver uma grávida triste por que sua cesárea foi marcada...

O Pedro nasceu de Cesárea, é muito saudável e vai muito bem, obrigada!
Não, ele não deixou de criar um vinculo enorme comigo.
Não, ele não se tornou um bebê chorão.

O Pedro passou 15 dias com complemento de NAN, e engordou tranquilamente!
Ele não largou meu peito por conta disso.
Eu não deixei de ter leite.
Ele é muito saudável, again.

Pode não ter sido como a Senhora Doula Maravilhosa Encantada pinta de cor de rosa na televisão! Mas foi da melhor forma para nós dois!

Você duvida?

pronto, desabafei!

11 comentários:

  1. amiga vc disse tudo! ta certissima!!!
    me diz uma coisa, sobre o complemento q ele tomou, pq o médico mandou parar? qual foi o motivo? pq a Clarice toma, mas a medica ñ pede p eu parar d dar.... queria pode deixar so no peito!

    ResponderExcluir
  2. Apoiada!!
    Não sei de onde as pessoas tiraram que se não temos parto normal somos menos mãe por isso, ainda bem que ninguém veio com um papo desses pra mim se não eu perderia completamente a compostura!!
    Eu achei lindo o boddy de capus, o do Pedro ainda ta meio grande rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. amiga eu to num dilema tão grande! pq assim, no começo, a Clarice mamava bem direitinho e depois ia pro complemento! so q agora, ela fica so uns 5 min no peito! nada mais! e dizem q se o bebe pegar mamadeira larga o peito, ela bebe no copinho e axo q isso levou ela a se acostumar com a facilidade do leite! to pensando em passar p mamadeira, com um furinho bem pequenino p ela aprender a sugar d novo! pq ela ta muito preguiçosa! to ate com medo da prox pesagem, pq esse mês, nenhuma vez ela passou pelo menos 20 min no peito! e ñ é q ela durma, ela fica acordada, só ñ mama mesmo! medo d tirar o complemento e ela ficar com fome por causa disso! eu devia ter feito algo quando ela tava mamando direito! agora ñ sei o q faço...

    ResponderExcluir
  4. Amiga imagina o tanto q eu já chorei pq disseram coisas sobre a amamentação e eu nao conseguia amamentar pq nao tinha leite suficiente. Tem muita gente pra dar palpite errado.. mas só nós mães sabemos o qto amamos e damos todo carinho para nossos filhos.

    ResponderExcluir
  5. É amiga! A vida não é justa e nem fácil para nenhuma de nós!! A sociedade sempre nos cobra alguma coisa, seja como mães ou como cidadãos! A diferença estar em não "darmos bola" para esse monte de cobranças e comentários mesquinhos.
    Eu, igual a você, sou a favor sim do parto normal e da amamentação exclusiva, QUANDO a mãe desejar e for o melhor para os dois (mãe e bebê). Fico pensando sobre tudo isso, se a mãe quer marcar a cesárea, qual o problema? É direito dela...assim como é direito da mãe que quer esperar até o último minuto para ter normal. Se a mãe não quer amamentar, também é direito dela, assim como aquela que sofre horrores pra conseguir amamentar o filho. Acho que tudo na vida requer respeito. Somos responsáveis somente por nossas próprias decisões e de ninguém mais.
    Quanto ao amor...ahmm!! O amor não se adquire através do parto, da amamentação ou de qualquer outra ação, o amor nasce de uma relação de intimidade entre mãe e filho que inicia desde a gravidez.... bobo é quem pensa o contrário!!!

    Valeu o desabafo! Não gostou tem que falar mesmo, nada de engolir sapo!!! :-))

    Beijos pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Bruna concordo com você sem tirar nem por. Adorei seu desabafo...pois somente nós mães sabemos quanto sofremos, quanto idealizamos e quanto o nosso mundo vem ao chão a cada desilusão...somos as melhores mães que podemos ser e somos livres para fazermos escolhas...estamos vivendo em um mundo muito diferente de nossas avós (que não tinha opção) e opção para nós não faltam.
    Parabéns o Pedro é uma graça, lindo, fofo.
    Bjokas de uma amiga que te segue

    ResponderExcluir
  7. vc disse TUUUUDO! onde ja se viu falarem uma m* dessas??? somos mães do msm jeito e até mais do q algumas q tem pn e jogam o filho no saco do lixo!o Pedro ta lindo demais!!
    beeijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga

    Nem preciso dizer que apoio e entendo tudo o que vc disse, pq eu passei por isso, parto cesáreo e problemas para amamentar.

    Mas quer saber: acabo de voltar do pediatra e o meu Dudu tá super saudável, tá com 5,190k, uma delícia. E até hj não teve resfriado e nem cólicas. Tô muito feliz e pronto!

    ResponderExcluir
  9. Nossa amiga vc deveria mandar este post pro programa q vc viu...foi um desabafo de todas nos q nao "conseguimos" ser A MÃE PERFEITA pra sociedade...Sofia nasceu de cesaria naum poor opção mas por questoes de saude...e sim ela me ama e saudavel e sempre sera...bjusass

    ResponderExcluir
  10. Realmente é muito complicado ouvir esse tipo de coisa. Engraçado que ninguem diz assim: Os convênios estão pagando muito pouco para os médicos e eles preferem fazer cesárea que é mais rápido, fácil e ele não precisa levantar no meio da madrugada e ficar o dia todo acordado esperando a dilatação DA MÃE para o nascimento do bebê. Será que um dia eles vão abordar este assunto? Daqui a pouco nenhum medico vai fazer parto pelo convênio e nos hospitais públicos... abafa!

    beijokassssssss sabia que eu ja te adoro??? =D

    ResponderExcluir

A mamãe e o Pedrinho adoram comentários... Estamos aguardando o seu!