Ontem foi o último dia do curso de gestante... foi ótimo! Aprendemos um monte de coisas e o papai até trocou fraldas em um boneco! E não é que ele se saiu bem, o boneco continua inteiro....
Anotei um montão de dicas do curso e estou colocando aqui as que acho mais importantes pras mamães nossas amigas:
- Site legal com dicas de amamentação: http://www.amamentar.gov/- A partir do oitavo mês deixar um saco plástico (pode ser de lixo, daqueles de 100 Litros) no carro, para o caso da bolsa estourar (pois é líquido orgânico e o cheiro do banco molhado depois de uns dias não vai ser nada agradável!) Achei uma dica simple e útil!
- Utilizar concha para seio e não absorvente para seio após o nascimento. No caso de micro fissuras no peito, elas podem cicatrizar grudadas no absorvente e causar mais dano... A concha deve ser de furo pequeno. O absorvente só é útil para receber visitas etc.
- No dia do parto, levar todos os exames que foram feitos durante a gestação.
- Se o bebê recem nascido estiver espirrando muito ou soluçando muito pode ser fralda molhada ou frio. Deve ser super óbvio pra minha avó, mas eu não fazia idéia!- Para proteger contra insetos o melhor é ter aquele aparelho de tomada com líquido, é seguro (cientificamente comprovado) - não pode ser aquele que espirra inseticida de tempo em tempo. O mosqueteiro acumula muito pó e pode causar problemas respiratórios, só é aconselhavel para quem mora em região com muito inseto mesmo.
- Protetor solar e repelente: apenas após os 6 meses
- Posição para o bebê dormir: lado com o suporte ou barriga para cima com o berço inclinado (usar travesseiro anti refluxo para tanto)
- Após as mamadas o bebe deve ficar na vertical no colo por 10 - 15 minutos.
- Contra cólica: massagem na barriguinha (alças intestinais, que é um movimento com a mão em conchinha, em círculo do umbiguinho até a pelve) / pode usar também bolsa de água quente / e um tal de "funchicória" é fitoterápico, mas não sei direito o que é.
- A única alteração na alimentação da mãe que comprovadamente aumenta a cólica do bebê é o excesso de leite de vaca.
- Não usar shampoo nos primeiros meses, só um sabonete é o suficiente.
- Massagem com óleo vegetal deve ser feita antes do banho / hidratante (se quiser) é depois do banho
- Começar o banho do bebê lavando a cabecinha dele, sem tirar a fralda! isso por que os bebês costumam fazer xixi e coco com o contato com a água!
- Coto umbilical: fazer limpeza no mínimo 3X por dia com cotonete e álcool 70%.
- Nos primeiros 10 dias de vida o cocô do bebê é bem líquido e frequente. isso não é diarreia, não precisa entrar em pânico.
- Meninos! É normal que na primeira semana de vida o xixi do menino fique laranja - avermelhado (imagina, se o médico não tivesse me dito eu ia ter um treco ao ver "sangue" na fralda).
----
Sobre o papai!
Ontem no curso de gestantes aprendemos fazer massagem (shantala)... acho que vai ser uma delícia fazer em você, um tiquinho de gente... Mas eis que ontem às 22 horas, um calor danado o papai me vira e fala:
- Amor, sabe a massagem de bebê que você aprendeu hoje? Quer ir treinando e fazer em mim?
E lá foi a mamãe "amassar" 90 quilos de homem! Fiquei cansada.... Acho que massagear 3 quilos de menino deve ser mais fácil! rsss... bom, mas uma coisa eu descobri! A massagem funciona mesmo por que o papai dormiu sem chorar e nem fazer xixi na fralda por mais de 3 horas!!!! kkkkkk...
Beijos
Bru

Obrigada por partilhar as dicas Bru!!
ResponderExcluirBeijocas pra vocês!!!
Hahahahaha!!!!!
ResponderExcluirAdorei saber que a tua massagem funcionou e tu não precisou trocar a fralda do bebezão de 90 kilos!!!! kkkkkkkkk
Adoreeeei as super dicas que tu deu! Sabe que resolvi pegar um caderninho e ir anotando essas coisas, para ter à mão em caso de necessidade! A do saco de lixo, então, foi ótima: ninguém merece ficar com o carro cheio de líquido da bolsa, né!!!!!
Beijão pra ti e pro Pedro!
Ótimas dicas, Bru! Obrigada por compartilhar. Beijossss
ResponderExcluiradorei as dicas...
ResponderExcluirentao a massagem funciona mesmo neh..
srrsrs
bjus