Cartas para vocês: enquanto crescem e são os protagonistas dessa história a mamãe vai deixando tudo registrado... O amor que transborda vira palavras... e as palavras ficam aqui.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Greve de Fome

Sabe aquela boquinha linda, aberta, atrás da colher... isso já era!
No cadeirão sempre de boquinha fechada agora!
Ah, era lindo, o Pedro comia de tudo, muito, jantava duas vezes, mamava um monte, comia praticamente todas as frutas...
Fez um ano e apertou o botão de "não como mais"
Ai que triste, eu já fiz todas as receitas que conheço: macarrão, macarrão colorido, molho branco, vermelho, rosa, arroz, risoto, feijão, purê de batata, carne disso e daquilo, pure disso e daquilo, lasanha.... tá indo tudo pro lixo (ou pra minha barriga)... o Pedro rejeita tudo... ou cospe...
Frutas também, ele até come melhor as frutas, tipo UMA bolinha de uva, algumas colheradas de papaia, meia banana pequena... tudo muito menos do que comia antes....

Aí só o que me passa pela cabeça é o velho ditado: "saco vazio não pára em pé!"....

Bom, mamar ele tá mamando muito... muuuuuito.... acho que ele tá se sentindo um RN novamente....
Eu estava em pânico até a Inaia, mãe do Cuque lindo, me mandar o texto abaixo, do Baby Center...
Estou compartilhando pois ao pedir ajuda percebi que muitos bebes (menininhos e menininhas na verdade) também estão de greve....
Espero que passe logo!

Segue o texto!

Enjoados para comer

Agora que seu filho está maior, é muito provável que ele se torne uma criança bem diferente do que era na hora de comer. A recusa dos alimentos é típica desta idade. Pode ser que na semana passada ele tenha devorado o purê de batata baroa (mandioquinha), e hoje esteja cuspindo por todo lado.

Ou então a criança come superbem no almoço, mas no jantar faz praticamente uma greve de fome (ou vice-versa).

Um dos motivos para tamanha inconstância são as mudanças no ritmo de crescimento depois do primeiro aniversário. Do nascimento até fazer 1 ano, seu filho praticamente triplicou de peso, e aumentou de altura em 50%, ou até mais. Prepare-se, porque agora ele vai começar a engordar entre 1,5 kg e 3 kg... por ano! E o crescimento vai ser mais lento.

É normal os bebês rechonchudos começarem a "afinar" depois de fazer 1 ano, e isso não é ruim. Só mostra que o corpo está mudando, seguindo as tendências genéticas da família e sofrendo os efeitos da atividade física bem mais intensa.

Além disso, a criança está tão preocupada em explorar o mundo que não sobra tempo nem interesse para pensar em comida.

Uma das soluções é oferecer vários lanchinhos nutritivos durante o dia, em vez de dar um pratão na hora do almoço. Lembre-se de que o estômago da criança ainda é pequeno. Se ela não quiser comer, paciência. Ela não vai morrer de fome, você precisa acreditar nisso com todas as suas forças! "Casa que tem comida não tem criança desnutrida", já diziam os médicos de antigamente.

Aprendendo a ser independente

Se ele não está tão interessado em comer quanto você gostaria, tente não se preocupar tanto, pois seu filho vai acabar comendo o suficiente para se manter. Ele já consegue pegar alguns alimentos com a mão e vai querer aprender a usar a colher, embora tenha problemas para acertar a pontaria.

Quando a criança está muito esfomeada, pode não ter paciência de tentar comer sozinha, e aí é melhor você dar a comida na boca mesmo. O prato já pode ser o mesmo do resto da família -- nada de comidinha especial, a não ser que vocês estejam comendo alguma coisa superapimentada, por exemplo. Procure incluir seu filho nas refeições à mesa com os adultos e crianças maiores.

Ele também já consegue segurar um copo de treinamento, com tampa, sozinho. O ideal é começar desde já os esforços para largar a mamadeira, pelo menos para outras bebidas que não o leite.

Comida saudável

Procure reduzir o quanto conseguir o consumo de alimentos muito doces ou gordurosos, como chocolate, bala, refrigerante, salgadinho e frituras em excesso. Você tem uma enorme vantagem, em especial se não tem filhos mais velhos. Como ele ainda é pequeno, se não experimentar alguma coisa hiperdoce (como uma barra de chocolate), não vai ficar hipnotizado tão cedo pela "tentação".

O paladar da criança está se formando. É uma ótima fase para iniciar uma boa educação alimentar. Vale a pena expô-lo apenas a sabores mais suaves, naturais, em vez de acostumá-lo a temperos fortes e artificiais.

Depois do primeiro aniversário, o leite de vaca integral, comum, do supermercado, já está liberado (se for fresco precisa ferver por três minutos). Ou você pode adotar fórmulas infantis em pó enriquecidas com ferro e vitaminas, se seu pediatra preferir. E, é claro, pode continuar amamentando, pois os especialistas recomendam o leite materno até pelo menos 2 anos.

O leite semidesnatado só devem ser dados a partir dos 2 anos de idade, e o desnatado só a partir dos 5, e mesmo assim se o pediatra considerar adequado.

Procure oferecer entre 350 ml e 450 ml de leite por dia, não mais do que isso. O excesso de leite não vai deixar espaço para outros alimentos, que possuem outros nutrientes igualmente necessários. Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer outros derivados, como mingau, queijo, requeijão, iogurte ou sobremesas lácteas. Três porções de iogurte, queijo ou leite por dia já são suficientes.

Como deixar a comida interessante

Faça bastante festa quando seu filho demonstrar que gostou de algum alimento. Repita para todo mundo que aquele é um do seus alimentos favoritos, e ao mesmo tempo continue oferecendo novidades.

Também vale a pena apelar para a criatividade: você pode criar uma "paisagem", com árvores de brócolis, um rio de feijão e uma montanha de purê de batata. Outra idéia é cortar sanduíches com cortadores de biscoito, em formatos divertidos. Leia mais idéias para seu filho ter uma alimentação saudável

http://brasil.babycenter.com/toddler/alimentacao/solidos-um-ano/

4 comentários:

  1. Oiii! Ai que pena né? Mas deve ser fase, espero que logo logo o Pedrinho volte a devorar tudo por aí! rs

    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  2. Que reconforto, né!!!
    Pois o Gui tá começando a fazer dessas por aqui também. Já não come o prato todo de vez em quando e semana passada me fez quase arrancar os cabelos qdo fechou a boca pra comida. Sorte que foi em fim de semana e o maridão ficou com ele enquanto eu fazia outra comida. Mesmo assim, foi difícil a coisa!
    O negócio é relaxar mesmo e ter como mantra a frase "de fome ele não morre"!!!!! rsrsrsrsrsrs
    Beeeeijossss nossos

    ResponderExcluir
  3. Não seria mais dentinhos chegando? Aqui Arthur deixa de comer nesses dias... Ainda bem que o Pedro mama muito, assim não vai ficar desnutrido...

    Beijos em vcs!

    ResponderExcluir
  4. Ai Bru.... estou passando por isso também!!!
    A Bia não é muito fã de fruta, e a papinha salgada comia super bem!!!
    Agora, acho que está de regime!!! Come super pouco, fecha a boca igual ao Pedrinho!!
    Mas fiquei aliviada de ler o texto do baby center!!

    Bjs e bom apetite Pedrinho!!

    ResponderExcluir

A mamãe e o Pedrinho adoram comentários... Estamos aguardando o seu!