Cartas para vocês: enquanto crescem e são os protagonistas dessa história a mamãe vai deixando tudo registrado... O amor que transborda vira palavras... e as palavras ficam aqui.



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dicionário de Pedro

Estamos numa fase em que percebo que eu entendo quase tudo o que você fala, filho... Os outros só entendem a metade!
Escrevi esse post para você saber como falava aos 1 ano e 8 meses...
Muitas vezes junta algumas dessas palavras e forma pequenas frases.
E fala muitas outras palavras que não lembrei de colocar aqui... só fiz mesmo para eu você lembrar como falava, por que sei que em uma semana já estará falando diferente!

Carrrrro: Carro
TíDjáá: Um, dois, Tres "e já"
Pedo: Pedro
Pedo: Quero ver a foto que você acabou de tirar na máquina
Pedo: Quero ver foto no notebook
BaRco: Barco (Bem Carioca)
PoRta: Porta (Bem Carioca... sei lá é tudo mundo caipira em casa, mas você puxa o R)
Nina: Menina
Menhino: Menino
Naná: dormir
Mííí: dormir
À: água
Papá: Comer qualquer coisa
Táta: Tasha do Backyardigans
Tathá: Talita
Pabo: Pablo
Popó: Galinha Pintadinha
Piu piu: qualquer coisa que voe ou qualquer coisa que possa servir de alimento a algo que voe
Bhá: Barata
Tío: tio, com o T tipo gaúcho
Ghighi: Giovana
Tito: Vitor
Lilo: Murilo
Buno: Bruno
Ôô: Vovô
Óó: Vovó
caiu: caiu
Meu: Se é seu é meu, Se é meu é meu, Se é dos outros é meu.... Meu serve pra qualquer coisa que você queira ou que você perceba que os outros querem.
Tete: mamadeira ou peito da mamãe
Mamãe: mamãe
Papai: papai
Táu: tchau
pãpão: pão
Mão: Quero lavar a mão
Pé: pé
Bigo: umbigo
Quedso: Queijo
Quetso: Queixo
Petchi: Peixe
Polbo: Polvo
Yesus: Jesus
Maia: Maria
Papaéu: Papai do Céu
Cu: Cruz
Papadi: Padre Gutierrez
Padi: os outros Padres
Naum: Não
Cacá: Pato
Cáca: sujeira
Sudso: Sujo
Papo: Sapo
Auau: Cachorro
Miauuu: Gato
Grrrr: bichos com bocão como onça, tigre ou leão
Bzzzz: Insetos
Miga: Formiga
CocÒÒÒ: Galo
Mé: bode, cabrito, ovelha
Petá: Apertar
Cuco: Suco
Péu: Chapéu
Lhá: lá
Tetaá: Cesta
Bó: bola
Gol: Gol
Denti: Escovar os dentes
Páta: Põe pasta na escova para escovar o "denti"
Quenti: quente
Tedí: Teddy Rock do XSPB
Bidu: Umbigo
Bida: Barriga
Bebeeta: Borboleta
Belo: Cabelo
Cain: carinho
Abí: Abri, abre, fechei
Abô: Acabou (principalmente para prato vazio)
Dê? Dê?: Cadê
Xhixhi: xixi
Piina: Piscina
anhanha: Banana
Baata: Batata
Zu: azul
Memelho: Vermelho
Mamelo: Amarelo
Vedi: Verde (normalmente você só acerta o vermelho e o azul, mas no geral chuta as cores)
Um: um
Seti: Sete
Deizi: Dez (você fala os demais números de 1 a 10, mas os mais bonitinhos são esses)
Vogais: A E I O U, as vezes repete, as vezes fala sozinho, e as vezes pega a caneta e rabisca qualquer coisa no papel enquanto fala a e i o u

Seu vocabulário está enorme, tem muitíssimas outras palavras que não estou lembrando agora. Também qualquer coisa que eu fale você repete, mesmo que erradinho.
Infelizmente fala preferencialmente só com a mamãe, e um pouquinho com os outros, acho que deve ser normal isso... E gravar é quase impossível pois basta ver a máquina que sai repetindo "Pedo pedo pedo" para ver suas fotos...
Além disso agora está cantando, lindo de ver.
Fica de recordação pra quando formos maiorzinhos rs...
Te amo


2 comentários:

  1. Adorei o blog!
    E o dicionário dele tá avançado hein?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que fofo, Bru! Vastíssimo o vocabulário! Lindo demais! Me lembrou várias coisinhas que Miguel fala. Algumas engraçadinhas: Peixe = Feixe / Papai do Céu = Papai Xéu / Borboleta = Poti (kkkkkk nada a ver, mas ele fez analogia por causa da musiquiha "Borboletinha tá na cozinha..." e só chama de poti. Mesmo vale para pirulito = bate bate). Outra coisa mto engraçadinha é Quebrou = Bodô! E é sempre desse jeito! rsrsr Beijos pra vc e para o pequeno papagaio lindo!

    ResponderExcluir

A mamãe e o Pedrinho adoram comentários... Estamos aguardando o seu!